sábado, 3 de agosto de 2013

AEE Fechamento

AEE NA ESCOLA

O professor do Atendimento Educacional Especializado na escola é responsável pela garantia dos espaços que proporcionam a verdadeira inclusão escolar de alunos com deficiência, compete a ele identificar, elaborar, planejar, acompanhar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminam as barreiras para a plena participação do aluno nos diferentes espaços e atividades escolares (MEC SEESP,2009) além dessas competências é ele quem acolhe o aluno com deficiência e o professor da sala comum, facilitando a relação entre ambos.         Este trabalho precisa ser organizado em parceria com os professores da sala comum, equipe gestora, família e demais profissionais que possam contribuir com o desenvolvimento do aluno. O atendimento na sala de recursos é necessário e imprescindível, não para substituir o ensino regular, mas como complemento/suplemento que transpõe os conhecimentos relacionados à sala comum.
Para que o atendimento atenda as necessidades e habilidades do aluno com estratégias significativas que desenvolvam sua autonomia dentro e fora da escola, o professor do AEE precisa conhecer detalhadamente a história de vida de cada aluno. É através do estudo de caso que conhecerá as peculiaridades, poderá perceber as dificuldades vivenciadas por este, potencialidades a serem exploradas e elaborar os objetivos a serem alcançados dentro da sala de recursos, bem como contribuir com ações que favoreçam sua interação e participação na sala de aula. De posse de todas as informações o professor do AEE construirá um plano que esteja de acordo com as necessidades de cada aluno a ser atendido, propondo ações, tempo e período de atendimento, atividades e resultados esperados. O plano contribui com aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, porque permite que o professor acompanhe o desenvolvimento individual, avaliando frequentemente as ações previstas e modificando-as sempre que necessário. Permite que o trabalho desenvolvido vise a aprendizagem e favoreça a melhoria da qualidade de ensino.
                                            

2 comentários:

  1. Josiara, você está de parabéns, mandou bem no texto ao citar que o professor de AEE elimina as barreiras com as propostas pedagógicas elaboradas pelo estudo de caso e o Plano de atendimento, e é isso mesmo eliminar barreiras e não substituir é para complementar e desenvolver autonomia no educando, reconhecendo as peculiaridades poderá se perceber as dificuldades não deixando de ver as potencialidades e proporcionando um bom Plano de Atendimento.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Josiara!

    Gostei muito de como tu colocaste as situações, concordo plenamente contigo quando se referes no estudo de caso, pois acredito que realmente é a diferença de todo o trabalho com o aluno público-alvo da educação especial. Uma vez conhecendo-o com certeza o professor do AEE fará diferença em seu trabalho, proporcionando-lhe uma educação de qualidade.

    Abraços

    ResponderExcluir