sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Recurso de Tecnologia Assistiva

           
         Pranchas de Comunicação

  



A prancha de comunicação é composta por um conjunto de símbolos que favorecem a ampliação da comunicação. Os símbolos que vão compor a prancha são escolhidos junto com o aluno usuário, colegas de turma e professores.
De acordo com o assunto poderá se construir as pranchas temáticas: atividades, lugares, alimentos, sentimentos, conteúdos estudados no momento, histórias e outros.
É um material que pode ser construído do tamanho, formato e cor que melhor atenda a necessidade do aluno. Na sua confecção são utilizados diferentes materiais de uso comum na escola: folhas de papel, isopor, cartolina, madeira, fotos, gravuras, imagens construídas com o aluno na informática, etc.
Permite que o aluno se comunique de outra forma, ampliando o vocabulário, se fazendo entender a qualquer pessoa. No processo de alfabetização desenvolve habilidades de leitura e escrita, beneficiando toda a turma.
Referências:

            Coletânea UFC/ MEC/2010. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. Fascículo 06: Recursos Pedagógicos Acessíveis e Comunicação Aumentativa  e Alternativa (CAA).

3 comentários:

  1. Olá Josiara,

    Considero muito importante você ter destaca a prancha de comunicação como uma das principais tecnologias assistivas a serem utilizadas. Nesta disciplina considero esta uma das mais importantes ferramentas que foram apresentadas. A possibilidade de construir os mais diversos formatos, respondendo às demandas específicas de cada aluno, transformam este recurso em um verdadeiro coringa para o AEE.
    Parabéns pela escolha.

    ResponderExcluir
  2. Olá Josiara!
    Assim como o Paulo, tbm apreciei tua escolha. Acredito que por meio da prancha de comunicação diferentes atividades podem ser desenvolvidas, ampliando o vocábulario e consequentemente a comunicação com os/as alunos/as que necessitarem deste recurso.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Josiara!
    Também gostei da tua escolha , pois acho um dos recursos mais acessíveis nas escolas e muito pode se fazer e realizar com o aluno com esse recurso tão construtivo e importante.
    Abraço,
    Rosângela

    ResponderExcluir