sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Jogo DI: Quebra-cabeça


“o brinquedo cria na criança uma nova forma de       desejos; ensina-a a desejar, relacionando seus desejos a um ‘eu’ fictício, ao seu papel no jogo” (Vygotsky, 1989, p.114).

 


As crianças gostam de brincar com quebra-cabeças, as cores, os tamanhos, as variedades de peças possibilita um desafio para a criança jogar sozinha, em dupla ou em grupo.

            Os quebra-cabeças permitem o desenvolvimento de habilidades espaciais e geométricas como: “a visualização e o reconhecimento de figuras, a análise de suas características, a observação de movimentos que mantêm essas características, a composição e a decomposição de figuras, a percepção da posição, as distâncias, o enriquecimento do vocabulário geométrico e a organização do espaço através da movimentação das peças” (SMOLE; DINIZ; CÂNDIDO, 2003, p. 8.)
Os jogos de quebra-cabeça podem ser comprados ou confeccionados com caixas de diferentes tamanhos e pensados de acordo com a faixa etária. Podem ser quebra-cabeças tridimensionais de 2, 3, 4, 6, 8 e 9 peças, a partir de caixas de sabonete, leite, gelatina, de fósforo, pasta de dente, barrinha de cereal, pote de iogurte, dentre outras, e figuras bidimensionais extraídas de revistas, gibis, internet e livros.
Sugestões:


                                      

                                 

Quebra-cabeça com 4 peças - confeccionado com caixas de "Toddynho". Esse jogo tem 2 imagens, uma é um cachorro e atrás é o pratinho de ração, mas é possível colocar uma imagem para cada face da embalagem.


Quebra-cabeça de 4 peças que monta 6 figuras. Para facilitar para a criança, pode mudar a cor do fundo da figura.





Exploração:
-Desmontar e montar o jogo, compondo o desenho como um quebra-cabeça.
-Caso a atividade seja difícil para a criança, faça inicialmente a moldura e
peça para completar a figura.

-Mostre a figura inteira para que a criança reconstrua.

6 comentários:

  1. É muito bom trabalhar com quebra-cabeça. Gostei dos teus exemplos que podem ser realizados com material reciclado.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, Josiara! O jogo mostra muitas possibilidades!

    ResponderExcluir
  3. Olá Josiara,
    Considero a sua indicação de atividade muito pertinente, principalmente ao levarmos em conta as especificidades dos alunos com DI, e a necessidade de estimular a sua memória. Também gostei muito da indicação de uma atividade que permite ao professor construir junto com os alunos os instrumentos de sua aplicação, afinal de contas podemos envolver os alunos na própria produção dos jogos de memória.

    ResponderExcluir
  4. Josiara!
    Muito show tua sugestão!! Legal a sugestão da Denise de se utilizar material reciclado.

    ResponderExcluir
  5. Josiara é muito gostoso ver uma criança descobrindo os locais em que as peças se encaixam..

    ResponderExcluir
  6. Os jogos de quebra cabeça são bem pertinentes aos alunos também com deficiência intelectual pela sua variação, pois pode ser utilizado da forma mais simples até mais complexa, dependendo do número de peças que o compõe. Muito legal a ideia de utilizar o material reciclado e a construção do jogo com o aluno, permitindo um maior significado.

    ResponderExcluir